IGED

A nota técnica com o ÍNDICE DE GASTO EFICIENTE PARA O DESENVOLVIMENTO – IGED tem o objetivo de apresentar ao público em geral um novo indicador cuja finalidade é demonstrar a eficiência do esforço orçamentário municipal no atingimento dos resultados em áreas como saúde, educação, assistência social e economia.

Foi criado pelo Departamento de Pesquisa do Grupo Unis em parceria com o Grupo de Estudos Econômicos do Sul de Minas Gerais (GEESUL) e o Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do UNIS, sendo aplicado nos 853 municípios do estado de Minas Gerais.

Um estudo experimental já foi realizado com esse indicador incluindo apenas os 155 municípios do Sul de Minas, tendo sido publicado em um evento científico da Unesp conforme a referência a seguir:

PORTUGAL JÚNIOR, P. S.; VIVALDI, G. A. D.; PIURCOSKY, F. P.; FROGERI, R. F.; AVILA, M. C. Estabelecimento de um indicador de eficiência do gasto público para o desenvolvimento municipal. Anais do VIII Encontro Científico do Programa de Pós-Graduação em Economia da Unesp, Araraquara, 2021. Disponível em: https://encontroppgeunesp.blogspot.com/p/trabalhos-aprovados.html

Para baixar a nota técnica, clique no link abaixo:
NOTA TÉCNICA 2019
NOTA TÉCNICA 2020-2021
Para acessar a planilha com os dados do estudo, clique no link abaixo:
Planilha IGED 2019
Para acessar o episódio do PodCast PesquisaCastUnis com a apresentação do estudo pelo Prof. Pedro Portugal, clique no link abaixo:
Episódio IGED

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos